Um pouquinho da história:
Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul. A Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha é considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado.
Semana de tradição e festa
Não é apenas o dia 20 de setembro que é dia de festa no Rio Grande do Sul. Os Centros de Tradição Gaúcha, CTGs, que existem em praticamente todas cidades gaúchas e, inclusive, em outros Estados, preparam uma série de comemorações para a semana Farroupilha. São gincanas, churrascos (claro), missas no melhor estilo crioulo (nome dado aos moradores dos pampas no passado), desfiles temáticos, palestras e discussões. É a hora do gaúcho lembrar porque é gaúcho, tchê.
E agora vou mostrar pra vocês um pouquinho da nossa cultura, vou postar algumas músicas.
1)Os Loco la da Fronteira- César Oliveira e Rogério Melo.
2)Guri- Joca Martins
3)Canto Alegretense- Gaúcho da Fronteira
4)Pra Bailar de Cola Atada- César Oliveira e Rogério Melo
5)Batendo Água- Luiz Marenco
6)De Chão Batido- Os Serranos
7)O Rio Grande Me Criou- Tchê Barbaridade
8)Gritos de Liberdade- Grupo Rodeio
9)Voltando Pra Ficar- Tchê Garotos
10)É sábado o dia- Tchê Barbaridade
11)Querencia Amada- Osvaldir e Carlos Magrão
12)Eu sou do Sul- Garotos de Ouro
E pra acabar vou postar um vídeo meu cantando o nosso hino, como homenagem a esse estado maravilhoso que é o Meu Rio Grande do Sul, o qual eu tenho muitissimas saudades!
Nenhum comentário, comente!